O Combinado Copacabana foi criado em 1950, por alguns fundadores, como Ruy de Freitas, Celso Meyer e Carlito. Eles disputaram a primeira Copa do Mundo de Basquete, realizada na Argentina, onde o Brasil ficou em quarto lugar na competição. Para continuar jogando pelo Rio de Janeiro, organizaram peladas.

O Combinado Copacabana tem como seu atual presidente René Machado, pai do Marcelinho Machado, Duda Machado e Ricardo Machado, que jogará pela equipe no Master +45. Em 2022, além do +45, o Combinado Copacabana vai disputar o Master +50. Seu representante, André Bortolini, fala um pouco como foi a ideia de entrar na LSB.
“Na temporada passada a gente estava participando junto com o Flamengo, mas infelizmente a equipe encerrou as categorias masters. Conversamos um com o outro para montar um +50, no final conseguimos uma equipe +45. Pedimos o apoio do Combinado Copacabana e eles nos atenderam.”
Mesmo sendo o primeiro ano com esse nome, os atletas têm experiência na Liga Super Basketball, com atletas que já disputaram a liga por outras equipes. O Combinado Copacabana também disputou o Mundial Master nos anos 90 e o Campeonato Brasileiro Master em 2018.
Mesmo com o elenco em formação, a equipe tem uma história de respeito no basquete master. No seu primeiro ano na Liga Super Basketball, André Bortolini diz que sua equipe quer se divertir, mas também quer chegar o mais longe possível no Master +45 e +50.
“Está sendo um desafio montar os times, mas a galera está bem empolgada e acho que agora está tudo certo. A equipe ainda está em formação, mas acredito que podemos ir bem longe nas duas competições.”
O congresso técnico para a temporada 2022 da Liga Super Basketball será realizado no domingo (27), na Vila Olímpica da Mangueira. Segue os horários do congresso para cada categoria:
9 horas
Categorias Masters
11 horas
Liga B
12 horas
Estadual Amador
13 horas
Base federado e não federado