35812658 1783117908377586 1776038082919792640 n

A LSB mais uma vez dá um belo passo para a difusão do basquete no estado e depois do projeto OBEM, a Liga traz neste sábado (23) o LSB Na Rua. Será a primeira vez que teremos um evento em praça pública e com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook.

O evento acontece em parceria com a prefeitura de Queimados. A LSB montará uma quadra oficial, incluindo as tabelas oficias, visando oferecer a mesma estrutura de uma ginásio. O objetivo é que nada deixe a desejar e que os jogadores possam sentir o ambiente ideal para grandes jogos..

O diretor Guilherme Simões falou sobre a importância desse evento.

“Acredito que o projeto LSB Na Rua rodando várias praças (Grande Rio, Região Metropolitana e Baixada Fluminense), pode contribuir para o processo de multiplicação de praticantes de basquete no Rio de Janeiro. O projeto deve atrair novos olhares, atrair a atenção do povão e o principal é apresentar a magia do nosso esporte para o grande povo.”

O evento vai acontecer na Praça dos Eucaliptos em Queimados e esses serão os jogos:

15h Underdogs x Rappers (Sub-18)

16h30 Rappers x Meriti (Liga B)

18h Warriors x Underdogs (Liga B)

Agora que você já sabe aonde vai ser o evento, vamos falar um pouco dos jogos.

Belford Underdogs (1-5) vs Rappers Basketball (0-3) – Sub 18

Esse será o confronto entre duas equipes que buscam melhorar o seu recorde para a sequência do campeonato. O Underdogs tem como destaque, o Victor Luiz. O ala tem médias de 7.3 pontos, 3.5 rebotes, 2 assistências e 3 roubos de bola em seis jogos. A equipe tem mais jogos na temporada que o seu adversário e pode usar isso ao seu favor, para que consiga sair vitorioso neste sábado.

O time do Rappers mesmo com poucas partidas no campeonato, a equipe entra menos pressionada que o seu adversário e deve usar isso ao seu favor. A equipe conta com Gean Silva como o grande destaque da equipe. O ala tem boas médias de 10.5 pontos, 12 rebotes, 2.5 roubos de bolas e 3 tocos em duas partidas.

Rappers Basketball (1-4) vs Athletic Meriti (2-4) – Liga B

Os dois times entram nessa partida pelo grupo D, brigando para estar melhor colocado no grupo. O Meriti visa não deixar os líderes disparem e o Rappers quer se manter vivo para a estar nos playoffs da categoria nesse ano. Para isso, os dois times têm que mostrar mais do que vem jogando e nada melhor do que sendo em uma transmissão.

O Rappers vem de vitória e conta com o Fernando Marins para que o time consiga um placar favorável neste sábado. O ala tem médias de 21.2 pontos, 5 rebotes, 2 rebotes e 3.8 roubos de bola em cinco jogos.

Pelo lado do Meriti, a equipe tenta se recuperar de uma derrota e o ala-pivô Wesley Santos deve ser fundamental para a vitória. Ele tem médias de 15 pontos, 8 rebotes, 2 assistências e 2 roubos de bola em seis jogos.

Queimados Warriors (6-0) vs Belford Underdogs (0-5) – Liga B

A partida principal do dia, é literalmente um jogo de extremos. O Warriors joga em casa e busca se manter invicto no grupo C e para isso, o time precisa vencer o Underdogs, que atualmente ocupa a última colocação. Se a vitória para o Underdogs vier, além de ser boa para a classificação, será fantástica para dar moral para a equipe na sequência da temporada.

Os destaques das equipes são o Gabriel Silva para o Warriors e o Pedro Henrique para o Underdogs. O ala de Queimados tem médias de 18 pontos e 6 rebotes em seis partidas. Pelo lado do time de Belford Roxo, o ala tem médias de 11.2 pontos e 7.5 rebotes em quatro jogos.

1608321

“A única pessoa com a qual você pode se comparar é com você mesmo, no passado”.

Sim. Essa frase do criador alemão da psicanálise, Sigmund Freud, pode ajudar a sua equipe caro jogador. Parece uma frase simples e que talvez não tenha nenhum impacto imediato neste momento em você que está lendo esse texto. Mas por ser tão simples, mostra a sua tal importância em competições esportivas.

É muito comum quando converso com alguns jogadores, eles se compararem com o jogador “x” ou “y”, do outro time da mesma categoria. Mesmo atuando na mesma posição do jogador comparado, a pessoa esquece de ver como ela evoluiu ou regrediu o seu jogo em quadra.

Se olharmos para o ano passado, vamos ver que a maioria dos campeões de diversas categorias, não gostavam de ser comparados e nem se comparavam com outros jogadores. Era comum, o discurso de estar focado em sua equipe e em si mesmo. Talvez passasse uma imagem “marrenta” do time ou jogador, mas se olharmos racionalmente, eles estão corretos.

Então porque os jogadores se comparam, mesmo sabendo que isso vai limitar a sua individualidade. Muito provavelmente seja por conta da competitividade natural do ser humano, em querer ser o melhor. Não quero entrar em algo mais profundo nesse texto, mas quero te mostrar o quão prejudicial pode ser essa atitude para a sua equipe.

Pare e pense: Focar na equipe que você quer tanto vencer, está ajudando o seu time ou você, a evoluir em quadra? Não é melhor você pegar os seus principais erros, que não devem ser poucos, e focar em como melhorar eles para estar pronto para uma próxima fase da competição? Essas são perguntas que somente você pode responder.

Talvez eu não tenha aberto a sua mente ou nem mesmo tenha atendido a sua expectativa com o que você leu até agora. Porém, se você fez uma autorreflexão em algum momento, a minha meta foi alcançada.

Playoffs Miecimo 52

Além das partidas que vão ser transmitidas na segunda-feira na Arena Carioca, a Liga Super Basketball (LSB) vai oferecer uma clínica de basquete voltada aos jovens da Baixada Fluminense na manhã de segunda.

Serão 30 garotos de 3 projetos sociais (Athletic Meriti, Queimados e Rappers), que farão diversas atividades durante o dia, que são:

  • Clínica de basquete focada no aperfeiçoamento de fundamentos básicos com o Professor Rodrigo Estrela da Pick and Roll Brasil
  • Visita guiada as arenas Olímpicas
  • Palestra com profissional da área de psicologia
  • Jogo no palco Olímpico Arena Carioca 1

A clínica faz parte do lançamento da LSB OBEM, que mais para frente iremos falar com calma.

Esse evento trará para esses jovens uma oportunidade incrível e que pode servir para que eles se apaixonem cada vez mais pelo o esporte.

Os representantes de cada projeto, deu a sua opinião sobre essa clínica.

- O convite da LSB é muito importante para a gente. Pois as nossas crianças da baixada são carentes de eventos sociais e aqui na cidade de Queimados, estamos sempre participando desses eventos. Por que sabemos a importância para uma criança dessa. Eu mesmo me recordo do primeiro dia que pisei no Maracanãzinho, quando era bem garoto para pode jogar uma competição e eu jamais esqueci daquele dia. Naquele dia eu tive a vontade de virar um jogador profissional, por que eu joguei na quadra onde jogavam os profissionais e eles vão ter essa oportunidade de participar de uma clínica e um jogo, onde foi o palco da final das Olimpíadas 2016. Isso é muito importante para eles – disse Bruno Freire, representante do projeto de Queimados.

- Ficamos surpresos com o convite por se tratar de uma instituição que promove o basquetebol de maneira impecável no Estado do Rio de Janeiro, e mesmo com toda grandeza, conseguiu nos enxergar em São João de Meriti. Muitos alunos conhecem a Arena Carioca pela Televisão, agora poderão, além de conhecer pessoalmente, jogar no Palco das Olimpíadas de 2016 por onde passaram os melhores atletas de basquetebol do mundo representando seus respectivos países. Acho que todos que jogam basquete se imaginam/sonham jogando nos grandes ginásios, conosco não é diferente. A LSB está realizando o sonho de muitos jovens e o nosso também. Tenho certeza que será um dia marcante para o Athletic Meriti. Eu e o professor Diogo Luciano temos nos empenhando para que o projeto esportivo continue dando certo, também contamos com a dedicação da Bruna Eloi, que nos ajuda remotamente com a parte burocrática. Tenha certeza que esse convite foi recebido com muita alegria por nós. Agradecemos à LSB pelo convite – disse Robson Lourenço, representante do Athletic Meriti.

- Em primeiro lugar, agradecer a LSB por proporcionar aos nossos alunos e jogadores essa oportunidade única na vida deles, em poder participar de um evento dessa magnitude. Para nós representante dos Rappers é imensurável, é a confirmação que estamos no caminho certo e poder ver nossos jovens e adolescentes participar dessa clínica é essencial para que nossos alunos possam conhecer mais do basquete e principalmente a importância de praticar um esporte tão nobre – disse Carlos Marins, representante do Rappers Basketball.

Os atletas do Rappers também mostraram muita felicidade de participar da clínica e falaram um pouco sobre essa oportunidade.

- A LSB é a melhor liga de basquete do RJ por isso. Cria eventos e sempre eleva o basquete da base carioca! Certamente a liga é um ótimo lugar para obter experiência e desenvolver mais ainda o meu basquete – disse Natan Freire.

- Eu agradeço a LSB por essa oportunidade, eles nos deram a chance de mostrar do que somos capazes de fazer e pessoalmente me deram a oportunidade de jogar com os melhores jogadores que já conheci, meu time – disse João Amaro.

IMG 4668 2

Então, não perca! Segunda-feira também é dia de clínica de basquete

Sábado, 21 Outubro 2017 14:48

Curso de Formação de Oficias de Basquetebol

Written by

Neste sábado (21/10), teve a primeira aula do curso de formação de árbitros, oficiais de mesa e estatísticos da Liga Super Basketball no Centro Cultural Mister Watkins, na cidade de Mesquita.

IMG 7221

Na primeira aula, os co-fundadores Guilherme Simões e Marcos Guinâncio falaram do objetivo do curso e explicaram como a LSB funciona para os 48 animados participantes.

Após a fala deles, foi à vez de apresentar os palestrantes Carlos Heli, Sandra Victória e Marcello Cruz.

O Heli será responsável pelas duas primeiras aulas de aulas teóricas de basquete, a Sandra vai dar aulas práticas, o Cruz dará aulas especificas para os mesários e a Gestão da LSB será responsável pela capacitação dos estatísticos.

IMG 7001

Neste domingo, o Heli começou introduzindo as regras básicas de basquete para os participantes e a participação efetiva das pessoas presentes, mostrou logo que o curso terá um grande sucesso.

“Estou gostando bastante do curso. Está sendo muito dinâmico e tenho certeza que será muito proveitoso para a minha futura carreira,” disse o participante Renato Augusto.

Com as pessoas presentes tirando dúvidas, participando bem e profissionais de qualidade ministrando o curso, nos faz crer que esse será o primeiro de muitos cursos.

No sábado (21), a Liga Super Basketball começa o seu curso de árbitros, oficiais de mesa e de estatísticos.

Até o momento, são cerca de 80 inscritos, podendo chegar a um valor maior do que esse. O curso é fundamental para que o crescimento da liga continue sendo cada vez maior e consistente.

Um dos fundadores da Liga, Guilherme Simões, falou sobre o objetivo do curso.

“Nosso objetivo é formar oficiais de arbitragem e estatísticos, para atuarem nas competições da LSB e consequentemente aumentar o número de integrantes do Departamento de arbitragem da LSB.

O curso está sendo realizado pela LSB. A SEMCELT de Mesquita está apoiando com a cessão do espaço do Centro Cultural Mister Watkins, um pequeno e aconchegante teatro e a Vila Olímpica da cidade.

A WA Sport, empresa de material esportivo, parceira oficial da LSB seguirá apoiando o Departamento de Arbitragem da LSB e cedendo novas camisas de árbitros no dia da abertura do curso. As novas camisas já serão utilizadas nos Playoffs dessa temporada!

Todoa os instrutores do curso são árbitros com grande experiência no basquete e bastante experiência no cenário da LSB.

A árbitra nacional Sandra Vitória, será a responsável pelas aulas práticas. O árbitro nacional Carlos Heli, será o responsável pelas aulas teóricas e o árbitro Marcello Cruz, o responsável pela formação dos oficiais de mesa.

Na formação dos estatísticos, os gestores da LSB e Estatísticos da Liga Nacional de Basquete serão os responsáveis pelas aulas. Todos os instrutores são profissionais de educação física”.

O curso terá aproximadamente a duração de 1 mês e meio, sendo 8 horas por dia de estudos das regras do basquete.

Terá avaliações práticas e teóricas, visando o aperfeiçoamento dos profissionais.

No curso os árbitros já serão treinados para mecânica de 3 Árbitros. Que será utilizada na Copa Baixada e na temporada 2018 da LSB.

Vale ressaltar, que a mecânica de 3 árbitros será usada em todas as categorias. Algo inovador no estado do Rio de janeiro.

Esse é um grande passo, entre vários desse ano, que a LSB faz buscando melhorar a qualidade do jogo para as equipes do basquete amador do Rio de Janeiro.

Sim, você não leu errado. Mas se trata do campeonato chamado Super Basketball que é realizado no município de Tefé (AM) e é feito sem ajuda governamental. O campeonato foi criado pelo Renato Almeida em 2014 e naquele ano, oito equipes participaram. Sendo sete do município de Tefé e uma do município vizinho de Coari.

IMG 20170919 WA0022

IMG 20170919 WA0021

 

Atualmente o campeonato está na quarta edição, com 6 equipes participantes. Veja abaixo algumas das equipes:

IMG 20170917 WA0089

IMG 20170917 WA0090

IMG 20170917 WA0091

IMG 20170917 WA0092

Além de bons jogos, o Super Basketball entretém o público presente nos jogos, com desafios de arremessos de 3 pontos para os adultos e do lance livre para as crianças. Quem se sai bem, ganha brindes como bola de basquete e camisetas de equipes da NBA.

IMG 20170916 WA0077

IMG 20170917 WA0012

IMG 20170916 WA0072

Para um município de apenas 62.662 habitantes (IBGE/2014), o Super Basketball surge como uma porta de entrada para o basquete na região e no estado.O campeonato tem cerca de nove patrocinadores que dão vida ao Super Basketball.

Olhando somente para a quantidade de equipes, parece pouco. Mas acredite, não é. Quantas cidades e municípios no nosso país existem um campeonato organizado como esse? Poucos. Agora pensa em quantos municípios do norte do país, possuem um campeonato de basquete assim? Deve dar para contar em uma mão.

O Super Basketball não só organiza um campeonato, ela possui um projeto chamado: Super Basketball Social. Que é um projeto sem fins lucrativos, visando ensinar o basquete para as crianças de Tefé. Para a criançada participar do projeto, elas precisam estar estudando e ter boas notas.

Atualmente, o projeto é desenvolvido nas escolas estaduais Corintho Borges Façanha e Armando de Sousa Mendes.

IMG 20170917 WA0073

Neste ano, o projeto foi para a capital, Manaus, onde as crianças assistiram a partida entre Flamengo e Brasília no NBB. Entre os que foram, 10 alunos viajaram dois dias para assistir ao jogo.

IMG 20170917 WA0097

Esse é um projeto que todos os brasileiros têm que dá valor. Pois vincula o esporte com a educação. Sendo o esporte que tanto amamos, o basquete. Já que muitos gostam de valorizar o basquete americano, mas o que o projeto vem fazendo, se assemelha com a ideologia americana em relação aos esportes.

Não sei se sairá um novo astro da NBB de lá, mas pelo menos o projeto está formando homens e mulheres para a vida.

De fato, o que o professor Renato vem fazendo no interior do Amazonas é para aplaudir de pé.

Nós da Liga Super Basketball, ficamos honrados em falar de projetos como esse e a melhor forma de encerrar esse texto, é citar um verso do hino da cidade em que representa os nossos sentimentos:

“Salve, Salve, Tefé sobranceira! Tens os nossos fiéis corações”.

Neste domingo (17/09), a escolinha de basquete do Clube Anchieta comemora 2 anos e vai ter várias atividades para quem comparecer. Confira abaixo, mas informações:

A partir das - 10hs.

* Jogos 3x3 (Adultos/Sub-18/Masters).

* Jogos Recreativos para crianças.

* Disputa de Lance Livre/3 pontos/Enterradas.

* Arremessos do meio da quadra.

FESTIVAL DE:

* Cachorro Quente.

* (brindes e prêmios).

Local: Clube Anchieta - Rua Arnaldo Murineli. 465 - Anchieta.

Informações: 99199-8844 (Rodrigo) ou pela página da escolinha no Facebook.

Quinta, 20 Julho 2017 22:33

Seleção americana enfrenta equipes da LSB

Written by

A seleção da Divisão 3, do Campeonato Universitário Americano, realiza neste sábado, dia 22, dois amistosos na Vila Olimpica de Mesquita contra equipes que jogam a Liga Super Basketball. São elas: Impacto Basket (Feminino) e o Anchieta Fears (Estadual Adulto).

usa team

O evento acontece a partir das 10 horas da manhã e tem apoio total do secretário de esportes de Mesquita, Kléber Rodrigues e da Prefeitura de Mesquita.

A seleção americana vem ao Brasil para uma série de amistosos e essa é uma grande oportunidade de ver o estilo de jogo mundialmente conhecido de perto.

Compareça!

Domingo, 16 Julho 2017 03:00

Dê uma chance ao basquete amador

Written by

Quando falamos sobre o basquete amador no Brasil, algumas pessoas tratam com um certo descaso e até não ligam mesmo. Tem pessoas que falam que o Brasil não investe nos esportes e por isso preferem ver eventos americanos e de outros países.

foto aro

Top