Campeão da Copa Não Federado nas categorias U16 e U18 em 2022, a equipe 3 Rios Basketball estreou na temporada 2023 com vitórias. Enfrentando o Basquete Cruzada no jogo que marcou a estreia da equipe interiorana na competição, os meninos de 3 Rios venceram com tranquilidade com o placar de 50 a 36.
Com um primeiro tempo muito forte, com parciais de 18 x 7 e 18 x 9, no primeiro e segundo quarto, respectivamente, o 3 Rios simplesmente selou a vitória contra a equipe da zona sul do Rio de Janeiro. Mesmo com uma atuação melhor na segunda metade do jogo, o Basquete Cruzada não conseguiu reverter o placar. As parciais do segundo tempo foram favoráveis ao BC, que venceu por 10 x 9 e 10 x 5 e teve nas mãos de Luis Felipe Nascimento, a principal força da equipe com 18 pontos, 9 rebotes e 5 recuperações. No 3 Rios o cestinha foi Christopher Oliveira com 17 pontos e destaque para o Duplo-Duplo de Adailton Ferreira com 12 pontos e 12 Rebotes.
Na segunda partida do dia, o 3 Rios enfrentou a boa equipe do Sodiê Mesquita/OBEM e venceu por 54 a 40. Liderados pelos comandos técnicos de Pipe, o treinador da equipe, os meninos tiveram mais uma vez um jogo coletivo muito bom na defesa, encaixando um sistema bem armado e muito fechado, dificultando as ações ofensivas da equipe da Baixada Fluminense. Ainda assim, o placar do primeiro quarto demonstrou um certo equilíbrio entre as equipes, terminando 10 x 10. Mas, ao fim do primeiro tempo, a equipe do Técnico Pipe já havia aplicado uma diferença de 8 pontos, que se expandiria para 14 pontos ao final do jogo.
Dessa vez o cestinha e destaque da equipe de 3 Rios foi Adailton Ferreira, com mais um Duplo-Duplo, convertendo 17 pontos e pegando 11 rebotes. A fera já desponta como um dos destaques da competição e na corrida para o MVP. Na equipe Mesquitense, destaque para 3 feras; Kauan Siqueira foi cestinha da equipe com 13 pontos. Ele ainda pegou 8 rebotes e recuperou 4 bolas. Mateus Moura e Davi Abrahn tiveram ótimas atuações dentro do garrafão e ambos cravaram um Duplo-Duplo. Mateus teve 10 pontos, 18 rebotes e impressionantes 6 tocos enquanto Davi converteu 10 pontos, 10 rebotes e 2 tocos.
O 3 Rios volta jogar no dia 17 de junho contra a Escola George March, e o Sodiê Mesquita/OBEM volta a jogar no próximo sábado, dia 27, contra o Basquete Cruzada.
Escrito por: Guilherme Simões